A POLIMORFIA DO SAGRADO EM MACUNAÍMA: As manifestações religiosas indígenas na rapsódia de Mário de Andrade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem o intuito de apresentar o sagrado por meio das manifestações religiosas índigenas presentes na obra Macunaíma (1928) de Mário de Andrade. Dentre as três principais matrizes religiosas brasileiras (indígena, africana e cristã), vê-se que a religiosidade autóctone apresenta um grande destaque no desenvolvimento da narrativa de Andrade e pode ser melhor percebida por meio das linguagens (símbolo, mito e rito) que a compõe e que conferem à obra uma multiplicidade de sentidos que giram em torno de uma concepção de mundo calcada na religião destes povos, a qual necessita ser melhor compreendida, interpretada e analisada no contexto da rapsódia de Andrade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
MARINHO, Paula Daniela Silva. A POLIMORFIA DO SAGRADO EM MACUNAÍMA: As manifestações religiosas indígenas na rapsódia de Mário de Andrade. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 103–122, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6147. Acesso em: 12 set. 2025.
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).