HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959)

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Angélica Pinho Martins Rocha
Sandra Cristina Fagundes de Lima

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apreender as representações da Escola Rural de Cruzeiro dos Peixotos produzidas pelas fotografias existentes no Arquivo Público de Uberlândia (APU), no período que compreende os anos de 1933 a 1959. O emprego das fotografias como fonte pode possibilitar a compreensão do universo escolar em uma dimensão mais ampliada, pois as imagens podem ser analisadas como dispositivos que servem tanto para demonstrar quanto para construir representações dos sujeitos e dos espaços escolares. Essas representações permitem apreender noções de hierarquia, relações de poder, envolvimento da comunidade com a escola, dimensões estéticas – que se voltam para os aspectos das vestimentas, dos uniformes, dos gestos e das posturas, por exemplo – enfim, detalhes que compõem a cultura escolar e que, no entanto, buscávamos apenas nos textos escritos.

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Como Citar
ROCHA, Angélica Pinho Martins; LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. HISTÓRIA DA ESCOLA RURAL DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS (E.R.C.P.) NAS FOTOGRAFIAS DE JERÕNIMO ARANTES (1939-1959). INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 155–172, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6742. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Educação e contexto
Biografia do Autor

Angélica Pinho Martins Rocha, PUC Minas

Inspetora Escolar; SME-Uberlândia. pós-graduanda em Inspeção Escolar pela Faculdade
Católica de Uberlândia.

Sandra Cristina Fagundes de Lima, PUC Minas

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas; mestre em Educação pela
Universidade Federal de Uberlândia; professora da Faculdade de Educação FACED-UFU- NEPHE,
onde desenvolve pesquisa na área de História da Educação.