Sobre o estudo das classes lexicais na escola
Keywords:
Linguística, Linguística aplicadaAbstract
Há um forte vínculo entre as relações de sala de aula e a matéria proposta.
Ou seja, o que é ensinado e a forma de se ensinar se relacionam. Por isso,
pode lhes parecer restritiva a proposta de uma análise sobre o ensino da
língua portuguesa sem levar em conta aspectos pedagógicos.
Downloads
References
CASTILHO, Ataliba. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto, 1998.
GONÇALVES, Anabela. Aspectos da sintaxe dos verbos auxiliares do português europeu. In: Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Lisboa: Colibri, 1996. p. 7-50.
MATTOS e SILVA, Rosa. Contradições no ensino de português. Salvador: Contexto/Edufba, 1995.
PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. 6. ed. São Paulo: Ática, 1991.
PERINI-SANTOS, Pedro. A irresponsabilidade teórica dos livros didáticos. In: Ciência Hoje, Rio de Janeiro: SPBC, 1998.
Manuais citados
SARGENTIM, Hermínio; FERNANDES, Maria Délia. Atividades de gramática. Rio de Janeiro: Nacional, s/d.
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
FERREIRA, Mauro. Entre palavras. São Paulo: FTD, 1998.
NICOLA, José de. Língua, literatura e redação. s/d.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.