Sobre o estudo das classes lexicais na escola
Palabras clave:
Linguística, Linguística aplicadaResumen
Há um forte vínculo entre as relações de sala de aula e a matéria proposta.
Ou seja, o que é ensinado e a forma de se ensinar se relacionam. Por isso,
pode lhes parecer restritiva a proposta de uma análise sobre o ensino da
língua portuguesa sem levar em conta aspectos pedagógicos.
Descargas
Citas
CASTILHO, Ataliba. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto, 1998.
GONÇALVES, Anabela. Aspectos da sintaxe dos verbos auxiliares do português europeu. In: Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Lisboa: Colibri, 1996. p. 7-50.
MATTOS e SILVA, Rosa. Contradições no ensino de português. Salvador: Contexto/Edufba, 1995.
PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. 6. ed. São Paulo: Ática, 1991.
PERINI-SANTOS, Pedro. A irresponsabilidade teórica dos livros didáticos. In: Ciência Hoje, Rio de Janeiro: SPBC, 1998.
Manuais citados
SARGENTIM, Hermínio; FERNANDES, Maria Délia. Atividades de gramática. Rio de Janeiro: Nacional, s/d.
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
FERREIRA, Mauro. Entre palavras. São Paulo: FTD, 1998.
NICOLA, José de. Língua, literatura e redação. s/d.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.