Sobre o estudo das classes lexicais na escola
Mots-clés :
Linguística, Linguística aplicadaRésumé
Há um forte vínculo entre as relações de sala de aula e a matéria proposta.
Ou seja, o que é ensinado e a forma de se ensinar se relacionam. Por isso,
pode lhes parecer restritiva a proposta de uma análise sobre o ensino da
língua portuguesa sem levar em conta aspectos pedagógicos.
Téléchargements
Références
CASTILHO, Ataliba. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto, 1998.
GONÇALVES, Anabela. Aspectos da sintaxe dos verbos auxiliares do português europeu. In: Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Lisboa: Colibri, 1996. p. 7-50.
MATTOS e SILVA, Rosa. Contradições no ensino de português. Salvador: Contexto/Edufba, 1995.
PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. 6. ed. São Paulo: Ática, 1991.
PERINI-SANTOS, Pedro. A irresponsabilidade teórica dos livros didáticos. In: Ciência Hoje, Rio de Janeiro: SPBC, 1998.
Manuais citados
SARGENTIM, Hermínio; FERNANDES, Maria Délia. Atividades de gramática. Rio de Janeiro: Nacional, s/d.
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
FERREIRA, Mauro. Entre palavras. São Paulo: FTD, 1998.
NICOLA, José de. Língua, literatura e redação. s/d.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.