Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil

Authors

  • Nildiceia Aparecida Rocha UNESP
  • Jessica Chagas de Almeida FCLAr/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760

Keywords:

Português Língua Estrangeira, Português Segunda Língua, Formação inicial

Abstract

Review of “Initial and continuing training of Portuguese as a foreign language / Second language teachers in Brazil”, which deals with a collection of articles organized by Scaramucci and Bizon, offers an overview of the initial and continuing training of Portuguese as a foreign language teacher (PLE) ) and Portuguese as a second language (PSL or PL2), involving the four degrees already institutionalized in Brazil and other important programs that have teacher training initiatives. The compilation brings together texts by consolidated authors in the area of ​​PLE / PL2 in Brazil and internationally. When we refer to the “PLE / PL2 area”, we refer to the notion of a field of knowledge, of knowledge. Therefore, they are teachers, researchers, political agents of consolidation, dissemination and projection of this field of knowledge, which, in turn, is strengthened by such initiatives.

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Author Biographies

Nildiceia Aparecida Rocha, UNESP

Livre Docente em Português Língua Estrangeira(PLE) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, em 2018. É professora junto ao Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, realizado na Universidad de Sevilla, Espanha (2014-2015). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM.

Jessica Chagas de Almeida, FCLAr/UNESP

Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP, Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, professora de PLE

References

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Published

2021-06-29

How to Cite

ROCHA, Nildiceia Aparecida; ALMEIDA, Jessica Chagas de. Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 53, p. 746–760, 2021. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p746-760. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/26122. Acesso em: 28 aug. 2025.