A poesia que media e resiste:
uma análise de Sangue negro, de Noémia de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p135-163Palabras clave:
Noémia de Sousa, Sangue negro, Poesia, Adorno, SchillerResumen
O presente estudo busca, por meio da análise de três poemas da obra Sangue Negro, de Noémia de Sousa, investigar as relações de sentindo que se estabelecem na poesia que configuram ao poeta a capacidade de traduzir uma realidade distante a dos leitores. Para isso, recorremos ao pesquisador Nazir Ahmed Can que conceitua esse procedimento como “mediação criativa”. Além dele, as teorias de Friedrich Schiller e Theodor Adorno sobre a criação poética são fundamentais para compreendermos como Noémia de Sousa consegue, esteticamente, representar uma voz coletiva; uma individualidade que toca uma percepção universal em Moçambique; e, por fim, uma articulação entre o lírico e a sociedade através da linguagem.
Descargas
Citas
Azares da “Malanga” de Majune. Jornal domingo, Maputo, 1 de Março de 2014. Disponível em: https://www.jornaldomingo.co.mz/reportagem/azares-da-malanga-de-majune/.
BINA, Gabriel Gonzaga. A contribuição do atabaque para uma liturgia mais inculturada em meios afro-brasileiros. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Pós-graduação em Teologia, Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, 2006.
BRUDER, Maria Cristina Ricotta; BRAUER, Jussara Falek. A constituição do sujeito na psicanálise lacaniana: impasses na separação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 3, p. 513-521, 2007.
CAN, Nazir Ahmed. O campo literário moçambicano: tradução do espaço e formas de insílio. São Paulo: Kapulana, 2020.
CENTRO de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique. O mineiro moçambicano: um estudo sobre a exportação de mão de obra em Inhambane. Coord. Ruth First. Recife: Editora UFPE, 2015.
MICHELETTI, G. Repetição e significado poético (o desdobramento como fator constitutivo na poesia de F. Gullar). Filologia e Lingüística Portuguesa, São Paulo, n.1, p. 151-164, 1997.
NOA, Francisco. Noémia de Sousa: a metafísica do grito. In: SOUSA, Noémia. Sangue Negro. São Paulo: Kapulana, 2016. Disponível em: https://www.kapulana.com.br/noemia-de-sousa-a-metafisica-do-grito-por-francisco-noa/.
SANTOS, Gabriela Aparecida dos. Reino de Gaza: o desafio português na ocupação do sul de Moçambique (1821-1897). Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, 2007.
SECCO, Carmem Lucia Tindó Ribeiro. Craveirinha e Malangatana: cumplicidade e correspondência entre as artes. SCRIOTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 350-367, 2003.
SOUSA, Noémia. Sangue Negro. Maputo: Associação de Escritores Moçambicanos, 1988.
SUSSEKIND, Pedro. Clássico ou romântico: a reflexão de Friedrich Schiller sobre a poesia na modernidade. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 20, n. 30, p. 5-19, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.