Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O texto em português, inglês, francês ou espanhol deve ser inédito em revista nacional. Se estiver sendo avaliado por outra revista, justificar em "Comentários ao Editor". Textos previamente publicados em anais podem ser submetidos desde que a informação também esteja sinalizada ao editor.
- Autoras ou autores não tiveram artigo aceito para publicação ou publicado na Dispositiva nos últimos dois anos;
- Autoras/es devem preencher os metadados relativos à submissão, incluindo os dados de cada autor/a (e-mail, ORCID, Instituição, biografia), palavras-chave (em português e inglês) e agências de fomento, quando pertinente.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e foi criado a partir de template disponível nesta página.
- O tamanho para artigos, entrevistas e traduções é de, no máximo, 55 mil caracteres com espaços, incluindo resumos e referências bibliográficas. As resenhas podem ter até 35.000 caracteres com espaço.
- O texto deve ser formatado em Arial, corpo 12, espaço 1,5, cor preto (Automático), justificado, com recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo. Para destaques, o texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, na forma de anexos.
- Devem ser incluídas URLs clicáveis para as referências, sempre que possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- Artigos devem seguir as orientações para elaboração de artigo científico conforme NBR 6022:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponível no site da Biblioteca da PUC Minas: Guia Completo ABNT.
- Para garantir a avaliação duplo-cega pelos pares, autores devem seguir as instruções disponíveis nesta página.
ARTIGO
Artigos devem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Autores.
TRADUÇÃO
Seção destinada a receber texto inédito em português que contribua com reflexões relacionadas ao campo comunicacional em suas variadas vertentes. Traduções podem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Autores.
ENTREVISTA
Tem o objetivo de dialogar com pesquisadores e pensadores. É um espaço para discussão de idéias que contribuam para a compreensão e análise das produções veiculadas tanto pelos sistemas midiáticos já estabelecidos quanto por outras experiências alternativas de criação e distribuição.
Entrevistas devem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Autores.
RESENHA
Acolhe trabalhos críticos sobre publicações recém-lançadas em português, inglês, francês ou espanhol. Espera-se que o autor-resenhista discuta e aprofunde a reflexão apresentada no trabalho avaliado.
Resenhas podem ter até 35.000 caracteres, com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Autores.
DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação
Este dossiê busca acolher estudos que compreendem tanto as cenas do cotidiano quanto as cenas das diversas produções audiovisuais e artísticas como dotadas de aspectos dramatúrgicos (autoria, texto, direção e cenografia), que são constitutivos das expressões comunicacionais contemporâneas. Cena, nesse sentido, é tanto uma fabulação do tempo e do espaço nos quais os atores “aparecem” e se fazem ver e ouvir, como também o locus da constituição performática do sujeito político e da partilha política do sensível.
A proposta do dossiê permite refletir sobre quais partilhas políticas e dissensuais do sensível emergem dessas cenas, a partir de experimentações e tensionamentos sobre a própria dinâmica dos dispositivos interacionais, com possibilidades de transformar o campo de pesquisa em comunicação para além dos dispositivos técnicos.
Outras reflexões importantes que podem ser estabelecidas neste dossiê é a experiência estética como aporte teórico-epistemológico, a fabulação (fabulação crítica, afrofabulação, fabulação como trabalho ficcional dissensual) como parte da movimentação da cena, a partilha do sensível e as montagens de cenas a partir de suas singularidades que tornam a cena única, mas, ao mesmo tempo, conectada a vários eventos e processos mais amplos.
Esses elementos constitutivos permitem refletir sobre os variados enlaces da comunicação com o campo dos estudos de performance e suas inflexões sobre os corpos em cena /da cena, sobre os aspectos das direções de arte e mesmo sobre as formas de comunicação que emergem dessas situações.
Editores convidados:
Jorge Cardoso Filho (UFRB)
Francine Altheman (ESPM)
Temas de interesse:
· métodos de estudos das cenas;
· relações entre estética e política nas expressões audio-verbo-visuais;
· fabulações, imaginação e dispositivos de ficcionais;
· mise-en-scene e dramaturgia nos produtos midiáticos;
· políticas do corpo;
· performances e experimentações;
· corpos em / da cena.
Prazo de submissão: Até 20 de dezembro de 2024
Previsão de publicação: Junho de 2025
Declaração de Direito Autoral
O envio de qualquer colaboração implica cessão dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a transferência desses direitos autorais, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.