Ficção histórica, códigos narrativos e memória: a crítica à verdade histórica em Netto perde sua alma

Autores

  • Eliza Bachega Casadei

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2014v3n1p2-16

Resumo

O trabalho tem como objetivo estudar o filme Netto perde a sua Alma a partir do mapeamento dos dois conjuntos de códigos narrativos e estéticos que sustentam a sua narrativa – um deles vinculado a um efeito de real histórico e um outro que engendra os estados de delírio do personagem (colocando a sua narrativa em permanente suspeita) –, bem como os momentos em que essas fronteiras são transpostas. É justamente a tensão entre esses dois sistemas de códigos que constrói a especificidade da representação memorialística em Netto perde a sua alma: trata-se de um filme que, ao mesmo tempo em que se utiliza da referencialidade do discurso histórico e de seus engendramentos próprios de ilusões de real, nega o seu estatuto a partir do engendramento de um outro sistema de códigos socialmente compartilhados que problematiza os aspectos ligados às representações fílmicas do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2016

Como Citar

CASADEI, Eliza Bachega. Ficção histórica, códigos narrativos e memória: a crítica à verdade histórica em Netto perde sua alma. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 2–16, 2016. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2014v3n1p2-16. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/11550. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE