Os ditos, os não-ditos e os modos de dizer a crise pós-Lava-Jato na revista Petrobrás

Autores

  • Lidiane Pinheiro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p1-17

Resumo

O envolvimento do alto escalão da Petrobras com crimes diversos tornou-se conhecido com a Operação Lava Jato. A empresa conhecida pelo slogan “o desafio é a nossa energia” passou a ter um novo desafio no âmbito comunicacional: o que dizer, o que não dizer e como dizer a crise provocada pelas denúncias de corrupção para os seus públicos? A pesquisa tem por objeto os discursos da Petrobras sobre a crise e visa entender os não-ditos, os enunciados e os modos de enunciar da companhia em tal contexto. O artigo realiza a análise dos discursos da Revista Petrobras, de 2014 a 2016, e observa que a organização constrói um discurso nacionalista e elogioso de si, a partir de uma projeção metonímica do seu corpo funcional, confundindo-o muitas vezes com a própria empresa, mas exigindo dele engajamento

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Publicado

12-02-2020

Como Citar

PINHEIRO, Lidiane. Os ditos, os não-ditos e os modos de dizer a crise pós-Lava-Jato na revista Petrobrás. Dispositiva, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p1-17. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/21580. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE