Transmídia e Educação Básica:
Trânsitos interdisciplinares possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n19p88-102Resumo
Por meio de uma discussão interdisciplinar que envolvem as áreas da Comunicação Social e da Educação, o artigo tem como objetivo propor projetos transmídia na Educação Básica a partir das áreas da Pedagogia, das Artes, da Biologia e da Sociologia. A narrativa transmídia, oriunda da Comunicação Social, se conceitua com aquelas histórias que se expandem para múltiplas plataformas. Ao transpor esse cenário para a área da Educação, percebe-se que ela pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem ao despertar no estudante o engajamento com conteúdo por meio de diferentes mídias. Todos os exemplos expostos neste estudo abrem diferentes possibilidades e propostas que servem não somente para a Educação Básica, mas para qualquer nível educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael José Bona, Ana Cristina Quintanilha Schreiber, Hélen Rose Leite Rodrigues de Souza, Mery Carolina Andrade Bileski, Rosane Cristina Coelho Pisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.