Uma gincana para conversar sobre gênero e mídia com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p313-335Palavras-chave:
comunicação, infância, gênero, discurso, lúdicoResumo
A dissertação “Sonhe Alto, Princesa: Discursos sobre Gênero e Infância na Região de Curitiba” conversou com crianças de 5 a 9 anos de diferentes realidades socioeconômicas acerca do discurso sobre gênero na mídia infantil. Não buscamos falar sobre crianças, mas com elas, trazendo-as para o processo de pesquisa. Para tanto, foi necessário criar uma metodologia de pesquisa lúdica que atendesse a coleta do material de pesquisa, a análise e o compartilhamento dos resultados com as crianças. Com o objetivo de ressaltar a importância do lúdico para acessibilidade das pesquisas acadêmicas, apresentamos um relato do processo de pesquisa, apontando como o lúdico possibilitou a inclusão das crianças e atraiu a atenção de adultos sem vínculo acadêmico com a Comunicação.
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