Selfie influencer:
Um novo modelo de subjetividade neoliberal nas práticas da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p45-67Palavras-chave:
subjetividade, neoliberalismo, visibilidade, instagram, comunicação digitalResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre subjetividade, visibilidade e mídias sociais a fim de compreender o papel dos influenciadores digitais nas práticas da comunicação digital e na cultura contemporânea para além de uma função profissional e comercial. A partir de revisão bibliográfica e da análise de exemplos coletados com base em observação espontânea no Instagram, buscamos entender os influenciadores não somente como um novo tipo de profissional, mas também como um modelo de subjetividade contemporâneo. Como resultado, propomos o conceito de selfie influencer para pensar os influenciadores digitais enquanto um personagem-sintoma da subjetividade contemporânea na comunicação digital, que combina os traços do self empreendedor neoliberal a uma competência midiática, influenciando não apenas decisões de consumo, mas estimulando novos modos de ação e autogestão.
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