Selfie influencer:

Um novo modelo de subjetividade neoliberal nas práticas da comunicação digital

Autores

  • Anna Bentes Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p45-67

Palavras-chave:

subjetividade, neoliberalismo, visibilidade, instagram, comunicação digital

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre subjetividade, visibilidade e mídias sociais a fim de compreender o papel dos influenciadores digitais nas práticas da comunicação digital e na cultura contemporânea para além de uma função profissional e comercial. A partir de revisão bibliográfica e da análise de exemplos coletados com base em observação espontânea no Instagram, buscamos entender os influenciadores não somente como um novo tipo de profissional, mas também como um modelo de subjetividade contemporâneo. Como resultado, propomos o conceito de selfie influencer para pensar os influenciadores digitais enquanto um personagem-sintoma da subjetividade contemporânea na comunicação digital, que combina os traços do self empreendedor neoliberal a uma competência midiática, influenciando não apenas decisões de consumo, mas estimulando novos modos de ação e autogestão.

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Biografia do Autor

Anna Bentes, Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV ECMI), anna-cbentes@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/8423894582776827

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

BENTES, Anna. Selfie influencer:: Um novo modelo de subjetividade neoliberal nas práticas da comunicação digital. Dispositiva, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 45–67, 2023. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p45-67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/31356. Acesso em: 16 mar. 2025.