Um só, três filmes:
Produção de sentido entre episódios da "Trilogia das Cores", de Krzysztof Kieślowski
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p189-201Palavras-chave:
comunicação, audiovisual, cinema, Kieślowski, Trilogia das CoresResumo
Um só, três filmes propõe-se a investigar a produção de sentido na Trilogia das Cores, do diretor polonês Krzysztof Kieślowski (1941-1996), a partir das relações entre os filmes que a compõem. O objetivo é entender como eles operam na constituição da trilogia e defender a tese de que há um só filme, cujos sentidos tornam-se transparentes justamente conforme as relações que podem ser percebidas entre aspectos ora recorrentes ora dissonantes presentes em cada um dos filmes. Para tanto, problematiza-se a noção de trilogia em séries diacrônicas para, ao adotar a perspectiva da sincronia, identificar cenas dos três filmes cujos sentidos somente podem ser alcançados quando postas em relação intersemiótica.
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