Tendências das pesquisas sobre masculinidades em publicidade e consumos em revistas científicas nacionais (2004-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p336-354Palavras-chave:
masculinidades, publicidade, consumo, gêneroResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar tendências temáticas e teóricas das pesquisas sobre masculinidades no subcampo da Publicidade e Consumos, a partir de uma revisão dos artigos publicados entre 2004 e 2022 em periódicos científicos brasileiros classificados dos estratos qualis A1 a B2. Para tanto, foram considerados os parâmetros: distribuição por ano dos artigos, autoria, afiliação institucional e distribuição regional, principais abordagens temáticas, citações e referencial teórico. Os resultados qualitativos sugerem enfoques temáticos na corporalidade masculina nas mídias, nas representações de uma masculinidade hegemônica pelos discursos do consumo e em uma recente pluralidade de masculinidades na comunicação das marcas. Observa-se um aumento na publicação de artigos que abordam as interfaces entre masculinidades, publicidade e consumos.
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