“Só os irresponsáveis chegam ao topo”:
Narrativas de coaches motivacionais nas redes e o caso Pico dos Marins
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p116-135Palavras-chave:
mídia digital, narrativa, redes sociais, coaching, meritocraciaResumo
O artigo visa a fazer uma análise da narrativa estabelecida pelo coach Pablo Marçal ao longo de stories publicados pelo mesmo em seu perfil no Instagram, de modo a tornar favorável à sua imagem a repercussão da subida ao Pico dos Marins, em que ele e as demais pessoas que o acompanharam precisaram ser resgatadas pelos bombeiros, de modo a evitar um desfecho trágico. Parte-se do pressuposto de que, para além da narrativa criada, há vieses que constroem o discurso, de modo a estabelecer relações afetivas junto ao público, legitimando uma lógica neoliberal por meio do alcance das emoções: a promessa messiânica, o culto à meritocracia e a vaidade social. Tais pressupostos serão debatidos à luz de Barthes (2011), Han (2018), Illouz e Alaluf (2020) e Lordon (2015), entre outros autores pertinentes à análise proposta.
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