Isso é Fantástico:
A expansão transmídia da reportagem televisiva ao podcast
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n19p21-36Resumo
Para acompanhar a migração das audiências para as mídias digitais, os veículos tradicionais de jornalismo vêm promovendo a articulação de seus conteúdos em diferentes plataformas, com destaque para a produção de podcasts. A fim de compreender a complementaridade entre conteúdos, própria do modelo transmídia, esse artigo identifica as estratégias transmídia de expansão na produção de reportagens especiais televisivas do Programa Fantástico e do podcast Isso é Fantástico, enfatizando como se dá a relação de hipertextualidade ou derivação textual: através da ampliação das vozes das fontes, do testemunho dos repórteres na apuração jornalística e de orientações práticas para o cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Carvalho Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.