A arte de si
a potência do dandismo atlântico contemporâneo de Arthur Bispo do Rosário
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35438Palavras-chave:
estética da existência, escultura de si, Arthur Bispo do Rosário, atlântico dândi, composição da aparênciaResumo
A partir da perspectiva compreensiva, o estudo analisa o ethos atlântico dândi de Arthur Bispo do Rosário, entrecruzando revolta, escultura de si e composição da aparência como estratégias de reinvenção do corpo e da apresentação de si diante da sujeição. Estruturado em cinco movimentos, explora a relação entre dandismo e arte moderna, interrelaciona a ética da estética a partir do presenteísmo e da criatividade do senso comum, o contexto da experiência descontínua e interseccional de Bispo do Rosário, a indissociabilidade da revolta na perspectiva atlântica, articulando com a escultura de si, e a composição da aparência como instância potente de um sensus communis. Autores como Angélica Adverse, Albert Camus, Michael Foucault, Michel Onfray, Nicolas Bourriaud, Michel Maffesoli, Jacques Rancière auxiliam nas articulações epistemológicas e interdisciplinares.
Palavras-chave: estética da existência. escultura de si. Arthur Bispo do Rosário. atlântico dândi. composição da aparência.
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Nós que aqui estamos por vós esperamos. Produç.o, direç.o e roteiro: Marcelo Masag.o.[S.l.]: Riofilme; Filmark, 1999. 1 DVD (73 min), son., p&b/color., 35 mm.
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