Da adesão à rejeição:

interações no Instagram a partir de conteúdos jornalísticos transmídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p273-291

Palavras-chave:

Jornalismo, Transmídia, Participação, Regimes Interacionais

Resumo

Este trabalho pretende compreender como os produtores de jornalismo vêm estimulando interações a partir de conteúdos jornalísticos transmídia em plataformas digitais. Com base nos regimes interacionais (Landowski, 2014), busca-se identificar as respostas dos usuários do Instagram às estratégias transmídia promovidas pelo Programa Fantástico (Rede Globo de Televisão) a partir de reportagens audiovisuais que se desdobram em podcasts. Valendo-se de ferramentas digitais para coleta e organização dos dados, foram realizadas análises dos aspectos temáticos e figurativos dos comentários das publicações de maior repercussão. O estudo aponta para modos de interação baseados na adesão e na rejeição à discussão da temática abordada e, nesse último caso, inclusive subvertendo o sentido proposto originalmente, reforçando a necessidade de o jornalismo promover práticas de participação ancoradas no diálogo.

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Biografia do Autor

Marcos Carvalho Macedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - PPGCOM/UFPE (2024) e Mestre em Comunicação pelo mesmo programa (2019). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE (2016) e em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2011). Atualmente é Professor Substituto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde tem ministrado disciplinas de Laboratório de Webjornalismo e Jornalismo Multimídia, Laboratório de Telejornalismo, Oficina de Edição de Mídia Impressa e Digital. Desenvolve pesquisas na área de linguagens das novas mídias, transmidiação no e processos interacionais no jornalismo, assim como ações de extensão voltadas para comunicação comunitária e movimentos sociais.

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

MACEDO, Marcos Carvalho. Da adesão à rejeição:: interações no Instagram a partir de conteúdos jornalísticos transmídia . Dispositiva, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 273–291, 2024. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p273-291. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/P.2237-9967.2024v13n24p273-291. Acesso em: 21 ago. 2025.