Land grabbing, land rush, controle e estrangeirização da terra: uma análise dos temas e tendências da produção acadêmica entre 2009 e 2017
Land grabbing, land rush, land control and land foreignization: an analysis of the themes and trends of academic production between 2009 and 2017
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n2p34Palabras clave:
Land grabbing. Controle de terras. Estrangeirização da terra. Produção acadêmica.Resumen
A partir de 2008 intensifica-se em escala global o interesse na apropriação de terras para a produção agrícola e/ou especulação imobiliária. Tal processo gerou impactos em diferentes esferas e a inserção do tema do land grabbing - nos seus diferentes termos - nas agendas de pesquisa foi um destes. Desta maneira, o objetiva-se analisar a produção acadêmica pautada na intensificação do land grabbing, identificando os principais elementos, debates, discursos e escalas de análise destacados nas principais pesquisas publicadas em escala global sobre o tema. Para atingir este objetivo, aplicamos como procedimento metodológico o levantamento e análise de diferentes formatos de trabalhos que tenham como objeto de análise o land grabbing e mapeamos os países nos quais as instituições onde as pesquisas são desenvolvidas estão localizadas e os países alvos das pesquisas. Observou-se um redirecionamento nas agendas de pesquisa envolvendo o mundo rural, na qual podemos identificar duas fases distintas nas publicações científicas sobre o land grabbing, o que mostra a evolução do entendimento do mesmo pelas instituições, governos e academia. Também foi possível verificar a existência de uma rede de pesquisas, onde o principal nó é o International Institute of Social Studies (ISS), da Erasmus University Rotterdam, nos Países Baixos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).