Cuidado e conhecimento: formação humana e relação dialógica em ambientes educacionais

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Roberlei Panasiewicz

Resumo

O processo educacional atual enfrenta desafios variados, pois lida com relações e inteligências múltiplas. A educação escolar participa destes desafios. Como educar para a tolerância e para a responsabilidade social, tendo em vista a construção da cultura de paz, do respeito e do cuidado com o diferente? Como a disciplina de Ensino Religioso pode participar ativamente deste processo de formação humana? Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre tolerância e promoção da cultura de paz em algumas escolas públicas de Ensino Fundamental da periferia da cidade de Belo Horizonte/MG; e, baseada na investigação bibliográfica e observacional, visa pensar uma ação pedagógica com foco dialógico. Denominamos de “pedagogia do cuidado e do conhecimento”, pois afeto e saberes devem coexistir no ambiente escolar para estimular relações construtivas. Esta reflexão objetiva apresentar resultados desta pesquisa e propor o cuidado nas relações interpessoais, para que a escola atinja índices de qualidade desejáveis, tanto no nível intelectual quanto emocional. Relações dialógicas são construídas na valorização do humano e por isto permanecem. O exercício do diálogo inter-religioso no ambiente escolar pode ser oportunidade e treinamento de construções dialógicas, tanto ao participar de projetos escolares quanto ao serem praticados no interior da sala de aula.

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Como Citar
PANASIEWICZ, Roberlei. Cuidado e conhecimento: formação humana e relação dialógica em ambientes educacionais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 174, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p174. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/21269. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Roberlei Panasiewicz, PUC Minas

Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2005)
Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , Brasil

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