Incursões no mundo da continuidade: leitura da ficção arcaizante de Midsommar a partir de Bataille

Contenu principal de l'article

Paulo Augusto de Souza Nogueira
Giovanni Felipe Catenaci

Résumé

Este artigo propõe uma interpretação do filme Midsommar, do diretor estadunidense Ari Aster, que supostamente recria no seu enredo rituais arcaicos nórdicos (Hårga), com cenas de sacrifício, magia e cópula sagrada. Entendemos que o filme, ao contrário da crítica que o considera como pertencendo ao gênero terror, propõe uma ficção arcaizante para questionar o vazio e ausência de sentido das relações contemporâneas. Recorremos aos conceitos de Georges Bataille, continuidade e descontinuidade, para provocar uma reflexão sobre essa relação do ser humano com as forças primitivas da morte e de eros. Desta forma, buscamos promover uma reflexão sobre diferentes aspectos da narrativa do filme em relação a essa experiência radical de suspensão do eu e de união às potências vitais fundamentais, no contexto do individualismo e da solidão do mundo pós-industrial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza; CATENACI, Giovanni Felipe. Incursões no mundo da continuidade: leitura da ficção arcaizante de Midsommar a partir de Bataille. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 20, n. 61, p. e206106, 2023. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2022v20n61e206106. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/28727. Acesso em: 20 sept. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Augusto de Souza Nogueira, PUC-Campinas

Doutor em Teologia pela Universidade de Heidelberg, professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador produtividade CNPq, nível 2. País de origem: Brasil. E-mail: pasn777@gmail.com. Orcid: 0000-0003-2781-6942.

Giovanni Felipe Catenaci, PUC-Campinas

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. País de origem: Brasil. E-mail: giovannicatenaci@hotmail.com. Orcid: 0000-0001-6307-0442

Références

BALIEGO, Gabriella. Midsommar | “É o Mágico de Oz para pervertidos”, define diretor do filme. Observatório do cinema. 24/03/2019. Disponível em: https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/midsommar-e-o-magico-de-oz-para-pervertidos-define-diretor-do-filme. Acesso em: 11/04/2023.

BATAILLE, Georges. O Erotismo. São Paulo: Autêntica, 2020.

BATAILLE, Georges. A estrutura psicológica do fascismo. São Paulo: Autêntica, 2022.

BATAILLE, Georges. A experiência interior. São Paulo: Autêntica, 2016.

BATAILLE, Georges. Teoria da religião. Seguida de: Esquema de uma história das religiões. São Paulo: Autêntica, 2015.

CATENACI, Giovanni Felipe, NOGUEIRA, Paulo A. S. Cinema e religião: teorias de processos recursivos e de transformações. Estudos de Religião. São Paulo, v. 35, n.2, p. 181-219, 2021.

DESTA, Yohana, Midsommar. What Inspired the Bizarre Folklore in the Film? Vanity Fair, julho de 2019. Disponível em: https://www.vanityfair.com/hollywood/2019/07/midsommar-folklore-sweden. Acesso em: 20 jan. 2022.

ENGLEMAN, Max. Wittgenstein, Frazer, and the Rites of Midsommar, Medium, julho de 2019. Disponível em: https://medium.com/@tuk98777/wittgenstein-frazer-and-the-rites-of-midsommar-92dad9214759. Acesso em: 10 dez. 2021.

LOTMAN, Iuri. Estrutura del texto artístico. Madrid: Akal, 2011.

LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Estampa, 1978.

MESQUITA, Boo. Midsommar | Entenda os símbolos e o que aconteceu no final! Farofa Geek. 01/10/2023. Disponível em: https://farofageek.com.br/filmes/midsommar-entenda-os-simbolos-e-o-que-aconteceu-final-explicacao/. Acesso em: maio de 2023.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.