The Lebanon Uprisings of 2019: Voices from the Revolution - Book Review
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2023v11n2p113-117Palavras-chave:
Social Protests, Thawra, Lebanon, Revolution and CounterrevolutionResumo
Esse texto é uma resenha de “The Lebanon Uprising of 2019: Voices from the Revolution”, publicado em 2023. Em primeiro lugar, eu destaco a análise interdisciplinar deste livro acerca dos protestos sociais no Líbano a partir da perspectiva das ciências sociais, da economia e das Relações Internacionais. Em seguida, eu comento os principais temas da obra, tais como: as discussões teóricas sobre revolução, a atual situação política e econômiica, a dialética entre revolução e contrarrevolução, as diferentes táticas usadas nos protestos e os principais atores sociais envolvidos. Por fim, essa resenha aponta a relevância da obra em termos de sua contribuição acadêmica diante das análises de alto nível realizadas por especialistas em pesquisas sobre o Líbano bem como pelas interessantes ferramentas teóricas usadas compreender o proceso revolucionário no Líbano. Além disso, eu assinalo que “The Lebanon Uprising of 2019” é relevante pelo fato de não omitir os detalhes das experieências vivenciadas pelos ativistas no campo revolucionário. Em conclusão, eu afirmo que esse livro tem o potencial de se tornar uma importante referência para o estudo das revoluções não apenas no Líbano mas também em outros lugares.
Downloads
Referências
KARAM, Jeffrey; MAJED, Rima. The Lebanon Uprisings of 2019: Voices from the Revolution. London: IB Taurus, 2023, 341 pages.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).