Explorando as representações do texto escrito
Keywords:
Produção de textos em sala de aula, representações do texto escrito,Abstract
Com base em textos produzidos em situação escolar, o presente trabalho reflete sobre a concepção de texto que circula na escola e por ela é difundida, o que resulta, certamente, das condições de produção vivenciadas na sala de aula. Propõe-se, ainda, que essa concepção seja compreendida tanto através da relação que estabelece com abordagens desse objeto em estudos da linguagem como no que se refere à prática de produção de textos que se efetiva fora da sala de aula.Downloads
References
ASSIS, Juliana Alves & SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Relatório das Atividades do Projeto "Produção de conhecimento/Condições de produção e recepção de textos". Belo Horizonte: PUC Minas, 2000. (Mimeogr.)
ASSIS, Juliana Alves; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Explorando as representações do texto escrito (ou: de grão em grão nem sempre se enche o papo). CONGRESSO DE LEITURA, 11 , 1997, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 1997. p. 215-216.
BAKHTIN, Mikhail (1 979). Estética da criação verbal. 2. ed. Trad. do fr. Maria Emantina Galvão G . Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino; exercícios de militânica e divulgação. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras/ALB, 1996. cap. 8: Ensino de gramática x reflexão sobre a língua, p. 129- 136.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:
KLEIMAN , Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
KOCH , Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 239-266.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Recife: UFPE, 1995. (Mimeogr.)
OLSON, David R. Writing: the divorce of the author from the text. In: KROLL, B. M., VAN N , R. J. (Org.). Exploring speaking-writing relationships. Urbana: National Council of Teachers of English, 1981.
ONG, Walter J. Orality and literacy. the technologizing of the word. Londres: Meuthen, 1982.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.