A palestinização do mundo:
Identidade, território, violência e globalização em O paraíso deve ser aqui
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p171-188Palavras-chave:
Palestina, território, globalização, identidade, violênciaResumo
O paraíso deve ser aqui (2019), dirigido, roteirizado e estrelado por Elia Suleiman, é uma obra que retrata a Palestina, mas com cenas ambientadas fora deste lugar, levando-nos à compreensão de que existe, nas palavras do diretor, uma palestinização do mundo. A partir dos eixos identidade, território, violência e globalização, pretende-se, neste texto, identificar, por meio da análise do material fílmico, relações entre as questões desenvolvidas pelo filme e seu reflexo em torno da reterritorialização e da palestinização do mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
ANTUNES, Arnaldo; MELLO, Branco. Eu não sou da sua rua. In: ARNALDO Antunes Ao Vivo no Estúdio. Arnaldo Antunes. São Paulo: Biscoito Fino, 2007. 1 CD.
ESCOREL, Eduardo. O Paraíso deve ser aqui – o que sobrará da mediocridade imposta? Revista Piauí, 15 jan. 2020.
FISHER, Mark. Realismo capitalista. Tradução de Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato e Maikel da Silveira. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. Niterói: EdUFF; São Paulo: Contexto, 2002.
MBEMBE, Achille. A ideia de um mundo sem fronteiras. Revista Serrote, São Paulo; Rio de Janeiro, IMS, n. 31, 2019.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, UFRJ, n. 32, p. 122-151, dez. 2016.
O PARAÍSO deve ser aqui. Direção: Elia Suleiman. Produção de: Edouard Weil, Laurine Pelassy, Elia Suleiman, Thanassis Karathanos, Martin Hampel e Serge Noël. França; Catar; Alemanha; Canadá; Palestina; Turquia: Imovision, 2019. (102 min.)., son., color, legendado. Título original: It Must Be Heaven.
SANTOS, Milton. Elogio da lentidão. Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 11 mar. 2001.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Carvalho, Cláudio Rodrigues Coração

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.