Maternidade e mídias sociais no Brasil:
Vivências maternas compartilhadas em rede
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n19p51-70Resumo
Nas mídias sociais, diferentes mulheres têm compartilhado suas vivências maternas por meio de narrativas pessoais, criando redes de apoio, negociação e conflito. Após breve apanhado histórico, o artigo explora: quais valores são disputados por meio dessas narrativas; de que modos o uso das mídias sociais visibiliza problematizações da maternidade; e como as narrativas pessoais integram o ambiente dialógico da cultura digital. O corpus é composto por nove posts – seis em fanpages e perfis pessoais no site de rede social Facebook; três em blogs maternos –, junto a seus comentários. A metodologia apoia-se na Análise do Discurso Mediada por Computador (ADMC). As discussões online sobre a maternidade indicam potencial de propagação, gerado pelas performances discursivas das participantes.
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Copyright (c) 2022 Ana Luiza de Figueiredo Souza

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