Maternidade e mídias sociais no Brasil:

Vivências maternas compartilhadas em rede

Autores

  • Ana Luiza de Figueiredo Souza Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n19p51-70

Resumo

Nas mídias sociais, diferentes mulheres têm compartilhado suas vivências maternas por meio de narrativas pessoais, criando redes de apoio, negociação e conflito. Após breve apanhado histórico, o artigo explora: quais valores são disputados por meio dessas narrativas; de que modos o uso das mídias sociais visibiliza problematizações da maternidade; e como as narrativas pessoais integram o ambiente dialógico da cultura digital. O corpus é composto por nove posts – seis em fanpages e perfis pessoais no site de rede social Facebook; três em blogs maternos –, junto a seus comentários. A metodologia apoia-se na Análise do Discurso Mediada por Computador (ADMC). As discussões online sobre a maternidade indicam potencial de propagação, gerado pelas performances discursivas das participantes.

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Publicado

13-07-2022

Como Citar

SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Maternidade e mídias sociais no Brasil:: Vivências maternas compartilhadas em rede. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 11, n. 19, p. 51–70, 2022. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2022v11n19p51-70. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/23258. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE