Conakry e Mined Soil

performance e montagem dos arquivos em dois filmes de Filipa César

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35018

Palavras-chave:

imagens de arquivo, corpo, performance, trauma, descolonização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre a montagem das imagens de arquivo e a performance em dois filmes de Filipa César: Conakry, realizado em 2012, e Mined Soil, de 2014. Os dois filmes giram em torno da trajetória de Amílcar Cabral e da independência da Guiné-Bissau e possuem métodos semelhantes: a montagem como uma performance cinematográfica. Acreditamos que há, nos dois casos, além da performance do corpo diante da câmera, uma performance da maneira como as imagens – como são articuladas – se relacionam com aquele corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Fagioli, Universidade Federal de Juiz de Fora/PUC Minas

Doutora em Comunicação Social (PPGCOM-UFMG). Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professora Temporária no curso de Cinema e Audiovisual da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. N – Teoria do conhecimento, teoria do progresso. In: ______. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Experiência Estetica do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011.

COMOLLI, Jean Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

FRANCO, Paulo Fernando Campbell. Amílcar Cabral: a palavra falada e a palavra vivida. (Dissertação) 2009. (Mestrado em História) – Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

GIL, José. As metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D‟Água, 1997.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

NEVES, José. Ideologia, ciência e povo em Amílcar Cabral. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.2, abr.-jun. 2017, p.333-347.

RUSSEL, Catherine. Archiveology: Walter Benjamin and Archival Film Practices. Durham e Londres: Duke University Press, 2018.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: O percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, n.12, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2003.

TAYLOR, Diana. O trauma como performance de longa duração. In: O percevejo – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. V. 1 F. 1, Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

FAGIOLI, Julia. Conakry e Mined Soil: performance e montagem dos arquivos em dois filmes de Filipa César. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 14, p. e35018, 2025. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2025v14e35018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/35018. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação