Conakry e Mined Soil
performance e montagem dos arquivos em dois filmes de Filipa César
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35018Palavras-chave:
imagens de arquivo, corpo, performance, trauma, descolonizaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre a montagem das imagens de arquivo e a performance em dois filmes de Filipa César: Conakry, realizado em 2012, e Mined Soil, de 2014. Os dois filmes giram em torno da trajetória de Amílcar Cabral e da independência da Guiné-Bissau e possuem métodos semelhantes: a montagem como uma performance cinematográfica. Acreditamos que há, nos dois casos, além da performance do corpo diante da câmera, uma performance da maneira como as imagens – como são articuladas – se relacionam com aquele corpo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. N – Teoria do conhecimento, teoria do progresso. In: ______. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Experiência Estetica do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011.
COMOLLI, Jean Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
FRANCO, Paulo Fernando Campbell. Amílcar Cabral: a palavra falada e a palavra vivida. (Dissertação) 2009. (Mestrado em História) – Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GIL, José. As metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D‟Água, 1997.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NEVES, José. Ideologia, ciência e povo em Amílcar Cabral. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.2, abr.-jun. 2017, p.333-347.
RUSSEL, Catherine. Archiveology: Walter Benjamin and Archival Film Practices. Durham e Londres: Duke University Press, 2018.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: O percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, n.12, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2003.
TAYLOR, Diana. O trauma como performance de longa duração. In: O percevejo – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. V. 1 F. 1, Rio de Janeiro, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julia Fagioli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.