Signs of the anti-racist struggle in the music video “Junho de 94”

a semiotic analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35447

Keywords:

Djonga, Antirracismo, Videoclipe, Rap, Semiótica, Comunicação

Abstract

This article engages in the debate on the anti-racist struggle through a semiotic analysis of the videographic
production of rapper Djonga. Based on Peircean semiotics, as systematized and applied by Santaella (2005), the music video for the song Junho de 94 is examined, highlighting seven signs related to the anti-racist theme. The analysis identifies representations of sin-signs, quali-signs, and legi-signs, including the rope around Djonga’s neck, the contrasts of social inequality in the settings, the Brazilian flag, the subordination of the Black patriarch to the white family, the attention given to the protagonist of the video’s narrative, the order of execution, and the presence of the bathroom after his supposed death. The results indicate a predominance of primarily symbolic signs, reinforced by visual contrast and photographic framing, which guide the viewer’s gaze toward key elements of the narrative.

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Author Biographies

Alexandre Souza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua como videomaker e fotógrafo autônomo, com foco na produção audiovisual para eventos sociais e para pequenos negócios de segmentos diversos. Tem interesse em semiótica e nas interseções entre linguagem audiovisual, narrativa e comunicação visual contemporânea.

Luiza Müller, Universidade Estadual de Mato Grosso

Professora Interina na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Linguagem (FACSAL) da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Comunicação e Informação e graduação em Jornalismo pela mesma instituição. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação - GPESC, com participação no Núcleo de Pesquisa Semiótica Crítica (NPESC) e no Grupo de Pesquisa Agenciamentos da Imagem (GPAGI). Realizou estágio doutoral no LabCom - Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI) de Portugal. É jornalista com experiência em edição, assessoria e planejamento de comunicação. É co-autora do livro "Semiótica Crítica e as materialidades da comunicação" (Ed. UFRGS, 2020). Investiga atravessamentos entre epistemologias da comunicação, semiótica, estudos de gênero e biopolíticas.

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do 'Departamento de Comunicação' (DECOM) e do 'Programa de Pós-Graduação em Comunicação' (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena a linha "Agenciamentos da Imagem" (GPAGI), incluída no grupo de pesquisa 'Semiótica e Culturas da Comunicação' (GPESC) e articulada com a Rede de Pesquisa Teoria de Cineastas. Autor de 'Cinema, Naturalismo, Degradação: Ensaios a partir de filmes brasileiros dos anos 2000' (Ed. Sulina, 2021) e de artigos e capítulos em periódicos e livros nacionais e internacionais.

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SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learnin, 2005.

Published

2025-06-30

How to Cite

SILVA, Alexandre Souza da; MÜLLER, Luiza; LEITES, Bruno. Signs of the anti-racist struggle in the music video “Junho de 94”: a semiotic analysis. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 14, p. e35447, 2025. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35447. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/35447. Acesso em: 20 aug. 2025.

Issue

Section

Thematic Issue - dramaturgies in/of the scene: arts, bodies and communication