Reconstruindo uma imagem: um estudo semiótico comparativo das identidades visuais do PT nas eleições municipais de 2012 e 2016 em São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2017v6n10p40-62Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou realizar uma análise semiótica comparativa na identidade visual dos candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de três cidades brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG), respectivamente Fernando Haddad (2012 e 2016); Patrus Ananias (2012) e Reginaldo Lopes (2016); Eloísio Lourenço (2012 e 2016). Partindo da hipótese de que o cenário conturbado da política brasileira e, principalmente, os escândalos envolvendo o PT motivaram uma tentativa de desvinculação dos candidatos ao respectivo partido nas eleições de 2016, como base na semiótica de Peirce e em estudos sobre sintaxe visual, procurou-se demonstrar como se construíram as estratégias semiótico-comunicacionais em cada campanha política no sentido de desvincular a imagem do candidato à do Partido dos Trabalhadores. Com base nas análises, foram identificadas as estratégias semiótico-comunicacionais em cada caso. Na análise comparativa entre as campanhas de Fernando Haddad em 2012 em relação a 2016, identificou-se a estratégia denominada de “humanização”; na campanha de Patrus Ananias em relação à de Reginaldo Lopes, identificou-se a estratégia denominada de “alegria visual”, finalmente, no que se refere à campanha de Eloísio Lourenço, identificou-se a estratégia denominada de “metáfora do alvorecer”. Cada uma delas tratou de desvincular a candidatura do candidato ao Partido dos Trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Conrado Moreira Mendes, Matheus Henrique Sanaiotte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.