Reconstruindo uma imagem: um estudo semiótico comparativo das identidades visuais do PT nas eleições municipais de 2012 e 2016 em São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2017v6n10p40-62Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou realizar uma análise semiótica comparativa na identidade visual dos candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de três cidades brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG), respectivamente Fernando Haddad (2012 e 2016); Patrus Ananias (2012) e Reginaldo Lopes (2016); Eloísio Lourenço (2012 e 2016). Partindo da hipótese de que o cenário conturbado da política brasileira e, principalmente, os escândalos envolvendo o PT motivaram uma tentativa de desvinculação dos candidatos ao respectivo partido nas eleições de 2016, como base na semiótica de Peirce e em estudos sobre sintaxe visual, procurou-se demonstrar como se construíram as estratégias semiótico-comunicacionais em cada campanha política no sentido de desvincular a imagem do candidato à do Partido dos Trabalhadores. Com base nas análises, foram identificadas as estratégias semiótico-comunicacionais em cada caso. Na análise comparativa entre as campanhas de Fernando Haddad em 2012 em relação a 2016, identificou-se a estratégia denominada de “humanização”; na campanha de Patrus Ananias em relação à de Reginaldo Lopes, identificou-se a estratégia denominada de “alegria visual”, finalmente, no que se refere à campanha de Eloísio Lourenço, identificou-se a estratégia denominada de “metáfora do alvorecer”. Cada uma delas tratou de desvincular a candidatura do candidato ao Partido dos Trabalhadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Conrado Moreira Mendes, Matheus Henrique Sanaiotte

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of articles published in Dispositiva belongs to the author(s) of the text, based on the rules of Editora PUC Minas. The journal has the right to first publication of the article, registered under a Creative Commons CC BY 4.0 sharing license. The license allows the text to be shared and adapted, always with attribution, without additional restrictions. Authors are requested to sign a declaration stating the authorship, originality, and novelty of the text during submission, according to the terms below:
- By submitting to Dispositiva, authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work being published under a Creative Commons license in the form of attribution, non-commercial use, and sharing under the same license (CC BY 4.0).
- When submitting to Dispositiva, authors are authorized to enter into additional contracts separately for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and mention of the initial publication in this journal.