Entre linhas de costura e narrativas seriadas

o figurino como fio condutor dos arcos narrativos das protagonistas da série original Coisa Mais Linda da Netflix

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35450

Palavras-chave:

personagem, figurino, arco narrativo, Netflix, Coisa Mais Linda

Resumo

O figurino, para uma produção audiovisual, tem suma importância para a construção das personagens e de seus arcos narrativos transmitindo emoções e sensibilidades o que conecta os espectadores ao espaço-tempo da narrativa. Nesse sentido, o presente trabalho analisa o figurino das protagonistas da série original Netflix Coisa Mais Linda (2019-2020), Adélia e Maria Luiza, em busca de destacar a influência da indumentária na construção dos arcos narrativos dessas personagens. Metodologicamente, adotamos uma perspectiva qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. O corpus de análise é constituído dos arcos narrativos das protagonistas ao longo da primeira temporada da série. Destacam-se as propriedades dos figurinos em Coisa Mais Linda, mesmo que de forma implícita e metafórica, como potências visuais que melhoraram a compreensão das personagens analisadas e da narrativa apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei Lopes Junior, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição (2023). Mestre em Média e Sociedade (2019) pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e graduado em Comunicação Organizacional (2020) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem interesse em pesquisa na área de Comunicação, com ênfase nos assuntos referentes à imagem e narrativas (Fotografia, Cinema, Televisão, Animação e Publicidade), Estudos de Gênero, Estudos Feministas, Estudos Queer e Estudos Decoloniais. É membro do GELiDis - Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA-SP).

Lais Mader Cremonese, Universidade de São Paulo

Mestranda em Têxtil e Moda no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2024). Bacharel em Têtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2018), onde já trabalhou no Centro Acadêmico do curso Têxtil de Moda e no qual atuou por 1 ano (2015). Trabalhou como professora de Português e Redação e como plantonista da mesma matéria no Cursinho Popular da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH-USP) por 3 anos (2016-2018). Desde 2018, atua no mercado de trabalho na área de desenvolvimento de produto em grandes marcas.

Sarah Suyama Aniceto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Têxtil e Moda no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2024). Bacharel em Têtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2018).

Referências

ANDERSON, Barbara; ANDERSON, Cletus. Costume Design. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1999.

ANDÒ, Romana. Fashion and fandom on TV and social media: Claire Underwood’s power dressing. Critical Studies in Fashion & Beauty, v. 6, n. 2, p. 207-231, 2015. DOI: 10.1386/csfb.6.2.207_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/csfb.6.2.207_1. Acesso em: 10 mar. 2025.

BATY, Craig. Costume as character arc: how emotional transformation is written into the dressed body. In: BATY, Craig (ed.). Screenwriters and Screenwriting: putting practice into context. London: Palgrave Macmillan UK, 2014. p. 80–94.

BATY, Craig; WALDEBACK, Zara. Writing for the Screen: creative and critical approaches. London: Bloomsbury Publishing, 2019.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Senac São Paulo, 2022.

BRITTON, Piers D. G. Dress and the fabric of the television series: the costume designer as author in Dr. Who. Journal of Design History, v. 12, n. 4, p. 345-356, 1999. DOI: 10.1093/jdh/12.4.345. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1316242. Acesso em: 11 mar. 2025.

BRUZZI, Stella. Undressing cinema: clothing and identity in the movies. London: Routledge, 1997.

CAPACCIO, Nancy. Costume Design in TV and Film. New York: Cavendish Square Publishing, 2019.

CARVALHO, Gislene Danielle de; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Olha que Coisa Mais Linda? Quatro mulheres num mar de desafios. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, v. 1, n. 2, p. 60-86, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i2.9910. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2457. Acesso em: 01 mar. 2025.

CEDRONI, Giuliano. Saiba como é trabalhar para a Netflix com o criador de “Coisa Mais Linda”. [Entrevista concedida à] Krishna Mahon. Canal Imprensa Mahon - YouTube, 18 de jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3tVvhKh5Tcs. Acesso em: 10 mar. 2025.

COISA MAIS LINDA. 1ª temporada. Direção: Caíto Ortiz, Hugo Prata e Julia Rezende. Produção: Beto Gauss e Francesco Civita. Netflix. Brasil, 2019, son., color., Netflix.

COLLOVINI, Mariane Leite. As protagonistas nas séries brasileiras: mulheres e figurinos que contam histórias. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

CRAIG, Maxine Leeds. Afro Hairstyle. In: STEELE, V. (ed.). Encyclopedia of Clothing and Fashion. Farmington Hills: Thomson Gale, 2010. p. 25-28.

CRANE, Diana. Fashion and its social agendas: class, gender, and identity in clothing. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola; CALSA, Geiva Carolina. Pedagogias Culturais: feminilidades de Thereza na série Coisa Mais Linda. Communitas, v. 6, n. 13, p. 195-208, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6011. Acesso em: 01 mar. 2025.

GAGE, John. Color and Meaning: art, science and symbolism. University of California Press, 1999.

GIMENEZ, Charlise Paula Colet; DUTRA, Gabrielle Scola. De “Coisa Mais Linda” à “Garota de Ipanema”: contribuições da metateoria do direito fraterno para a sororidade feminina das mulheres no Brasil. Revista Jurídica Cesumar, v. 23, n. 1, p. 159-170, 2023. DOI: 10.17765/2176-9184.2023v23n1.e11669. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/11669. Acesso em: 11 mar. 2025.

GRECO, Clarice; SOUZA, Gustavo; PEREIRA, Simone Luci. Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa Mais Linda. Lumina, v. 14, n. 1, p. 156-173, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.26243. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26243. Acesso em: 01 mar. 2025.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2013.

LA MOTTE, Richard. Costume Design 101: the art and business of costume design for film and television. Studio City: Michael Wiese Productions, 2001.

LOPES JUNIOR, Claudinei. Sob as luzes da interseccionalidade: um estudo sobre a produção de sentido na construção das representações das protagonistas da série Coisa Mais Linda. 2023. 348 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

MASCIO, Antonella. Media convergence, fashion, and TV series. In: PAULICELLI, E.; MANLOW, V.; WISSINGER, E. (eds.). The Routledge Companion to Fashion Studies. London: Routledge, 2021. p. 437-445.

MASCIO, Antonella. Feud: Bette and Joan. The representation of ageing in TV series between crisis and wardrobes. Film, Fashion & Consumption, v. 12, n. 2, p. 139-150, 2023. DOI: 10.1386/ffc_00058_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/ffc_00058_1. Acesso em: 01 mar. 2025.

MASCIO, Antonella. Streaming Audiences: deconstruction of fashion gender stereotypes through the imitation of TV series outfits. In: HILL, A.; LUNT, P. (eds.). The Routledge Companion to Media Audiences. London: Routledge, 2025. p. 245-257.

MELO E SOUZA, Gilda. O espírito das roupas: a moda do século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MENDES, Gigliola. Uma análise da série Coisa Mais Linda: limites e potencialidades da representação contemporânea da vida das mulheres negras e faveladas. In: OLIVEIRA, F. A. G.; TAKAZAKI, S. S. (coords.). El género en la comunicación: relaciones y representatividad. Zaragoza: Ediciones Egregius, 2020. p. 143-165.

MITTELL, Jason. Narrative complexity in contemporary American television. The Velvet Light Trap, v. 58, n. 1, p. 29-40, 2006. DOI: 10.1353/vlt.2006.0032. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/204769. Acesso em: 01 mar. 2025.

MITTELL, Jason. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York: New York University Press, 2015.

NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Filmcraft: costume design. Lewes: Ilex Press, 2012.

NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Character and costume in cinema: The Hollywood Costume exhibition. Studies in Costume & Performance, v. 3, n. 1, p. 91-96, 2018. DOI: 10.1386/scp.3.1.91_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/scp.3.1.91_1. Acesso em: 02 mar. 2025.

NEWMAN, Michael Z. From beats to arcs: toward a poetics of television narrative. The Velvet Light Trap, v. 58, n. 1, p. 16-28, 2006. DOI: 10.1353/vlt.2006.0033. Disponível em: https://muse-jhu-edu.translate.goog/pub/15/article/204770. Acesso em: 02 mar. 2025.

PEARSON, Roberta. Anatomising Gilbert Grisson: the structure and function of the televisual character. In: ALLEN, M. (ed.). Reading CSI: Crime TV under the Microscope. New York: I.B. Tauris & Co, 2007. p. 39-56.

PENNER, Tomaz Affonso; LOPES JUNIOR, Claudinei. Identidades LGBTQIAP+ em Coisa Mais Linda sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Esferas, v. 1, n. 27, 2023. DOI: 10.31501/esf.v1i27.14384. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14384. Acesso em: 10 mar. 2025.

ROCHA, Simone Maria; ARANTES, Livia; SILVA, Marcos. Storytelling deviations and attention disputes in Brazilian Netflix originals. Series: International Journal of TV Serial Narratives, v. 7, n. 2, p. 39-48, 2021. DOI: 10.6092/issn.2421-454X/13247. Disponível em: https://series.unibo.it/article/view/13247. Acesso em: 01 mar. 2025.

ROCHA, Simone Maria; ARANTES, Livia Maia Caldeira. Girls from Ipanema and Netflix’s Deviations from Brazilian Serial Storytelling Norms. In: LOTZ, A. D.; LOBATO, R. (eds.). Streaming Video: Storytelling Across Borders. New York: New York University Press, 2023. p. 127-140.

SCHER, Crislaine A. de L.; DYLBAS, Paula Maria L.; FIUZA, Adriana A. de F. Representações da violência contra mulheres na narrativa seriada Coisa Mais Linda (2019). PragMATIZES: Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 13, n. 24, p. 123-148, 2023. DOI: 10.22409/pragmatizes.v13i24.55421. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/55421. Acesso em: 02 mar. 2025.

SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. Curitiba: UTFPR Editora, 2015.

SMITH, Murray. Engaging characters: fiction, emotion, and the cinema. New York: Oxford University Press, 2004.

SMITH, Murray. Engaging Characters: Further Reflections. In: EDER, J.; JANNIDIS, F.; SCHNEIDER, R. (eds.). Characters in Fictional Worlds: Understanding Imaginary Beings in Literature, Film and Other Media. Berlin: Walter de Gruyter GmbH & Co, 2010. p. 232-258.

STUTESMAN, Drake. Costume design, or, what is fashion in film? In: MUNICH, A. (ed.). Fashion in Film. Bloomington: Indiana University Press, 2011. p. 17-39.

TOYLAN, Gamze. Behind the Scenes: costume design for television - There are many things you don't know about The League of Gentlemen. VIEW: Journal of European Television History and Culture, v. 2, n. 4, p. 15-26, 2013. DOI: 10.18146/2213-0969.2013.jethc041. Disponível em: https://viewjournal.eu/articles/10.18146/2213-0969.2013.jethc041. Acesso em: 10 mar. 2025.

TOYLAN, Gamze. Subversion and reiteration of gender norms in television comedy through costume and performance: A study on The League of Gentlemen. Studies in Costume & Performance, v. 3, n. 1, p. 23–42, 2018. DOI: 10.1386/scp.3.1.23_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/scp.3.1.23_1. Acesso em: 02 mar. 2025.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

LOPES JUNIOR, Claudinei; CREMONESE, Lais Mader; ANICETO, Sarah Suyama. Entre linhas de costura e narrativas seriadas: o figurino como fio condutor dos arcos narrativos das protagonistas da série original Coisa Mais Linda da Netflix. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 14, p. e35450, 2025. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35450. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/35450. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação