Entre linhas de costura e narrativas seriadas
o figurino como fio condutor dos arcos narrativos das protagonistas da série original Coisa Mais Linda da Netflix
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e35450Palavras-chave:
personagem, figurino, arco narrativo, Netflix, Coisa Mais LindaResumo
O figurino, para uma produção audiovisual, tem suma importância para a construção das personagens e de seus arcos narrativos transmitindo emoções e sensibilidades o que conecta os espectadores ao espaço-tempo da narrativa. Nesse sentido, o presente trabalho analisa o figurino das protagonistas da série original Netflix Coisa Mais Linda (2019-2020), Adélia e Maria Luiza, em busca de destacar a influência da indumentária na construção dos arcos narrativos dessas personagens. Metodologicamente, adotamos uma perspectiva qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. O corpus de análise é constituído dos arcos narrativos das protagonistas ao longo da primeira temporada da série. Destacam-se as propriedades dos figurinos em Coisa Mais Linda, mesmo que de forma implícita e metafórica, como potências visuais que melhoraram a compreensão das personagens analisadas e da narrativa apresentada.
Downloads
Referências
ANDERSON, Barbara; ANDERSON, Cletus. Costume Design. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1999.
ANDÒ, Romana. Fashion and fandom on TV and social media: Claire Underwood’s power dressing. Critical Studies in Fashion & Beauty, v. 6, n. 2, p. 207-231, 2015. DOI: 10.1386/csfb.6.2.207_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/csfb.6.2.207_1. Acesso em: 10 mar. 2025.
BATY, Craig. Costume as character arc: how emotional transformation is written into the dressed body. In: BATY, Craig (ed.). Screenwriters and Screenwriting: putting practice into context. London: Palgrave Macmillan UK, 2014. p. 80–94.
BATY, Craig; WALDEBACK, Zara. Writing for the Screen: creative and critical approaches. London: Bloomsbury Publishing, 2019.
BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Senac São Paulo, 2022.
BRITTON, Piers D. G. Dress and the fabric of the television series: the costume designer as author in Dr. Who. Journal of Design History, v. 12, n. 4, p. 345-356, 1999. DOI: 10.1093/jdh/12.4.345. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1316242. Acesso em: 11 mar. 2025.
BRUZZI, Stella. Undressing cinema: clothing and identity in the movies. London: Routledge, 1997.
CAPACCIO, Nancy. Costume Design in TV and Film. New York: Cavendish Square Publishing, 2019.
CARVALHO, Gislene Danielle de; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Olha que Coisa Mais Linda? Quatro mulheres num mar de desafios. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, v. 1, n. 2, p. 60-86, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i2.9910. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2457. Acesso em: 01 mar. 2025.
CEDRONI, Giuliano. Saiba como é trabalhar para a Netflix com o criador de “Coisa Mais Linda”. [Entrevista concedida à] Krishna Mahon. Canal Imprensa Mahon - YouTube, 18 de jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3tVvhKh5Tcs. Acesso em: 10 mar. 2025.
COISA MAIS LINDA. 1ª temporada. Direção: Caíto Ortiz, Hugo Prata e Julia Rezende. Produção: Beto Gauss e Francesco Civita. Netflix. Brasil, 2019, son., color., Netflix.
COLLOVINI, Mariane Leite. As protagonistas nas séries brasileiras: mulheres e figurinos que contam histórias. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
CRAIG, Maxine Leeds. Afro Hairstyle. In: STEELE, V. (ed.). Encyclopedia of Clothing and Fashion. Farmington Hills: Thomson Gale, 2010. p. 25-28.
CRANE, Diana. Fashion and its social agendas: class, gender, and identity in clothing. Chicago: University of Chicago Press, 2011.
FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola; CALSA, Geiva Carolina. Pedagogias Culturais: feminilidades de Thereza na série Coisa Mais Linda. Communitas, v. 6, n. 13, p. 195-208, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6011. Acesso em: 01 mar. 2025.
GAGE, John. Color and Meaning: art, science and symbolism. University of California Press, 1999.
GIMENEZ, Charlise Paula Colet; DUTRA, Gabrielle Scola. De “Coisa Mais Linda” à “Garota de Ipanema”: contribuições da metateoria do direito fraterno para a sororidade feminina das mulheres no Brasil. Revista Jurídica Cesumar, v. 23, n. 1, p. 159-170, 2023. DOI: 10.17765/2176-9184.2023v23n1.e11669. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/11669. Acesso em: 11 mar. 2025.
GRECO, Clarice; SOUZA, Gustavo; PEREIRA, Simone Luci. Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa Mais Linda. Lumina, v. 14, n. 1, p. 156-173, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.26243. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26243. Acesso em: 01 mar. 2025.
HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2013.
LA MOTTE, Richard. Costume Design 101: the art and business of costume design for film and television. Studio City: Michael Wiese Productions, 2001.
LOPES JUNIOR, Claudinei. Sob as luzes da interseccionalidade: um estudo sobre a produção de sentido na construção das representações das protagonistas da série Coisa Mais Linda. 2023. 348 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
MASCIO, Antonella. Media convergence, fashion, and TV series. In: PAULICELLI, E.; MANLOW, V.; WISSINGER, E. (eds.). The Routledge Companion to Fashion Studies. London: Routledge, 2021. p. 437-445.
MASCIO, Antonella. Feud: Bette and Joan. The representation of ageing in TV series between crisis and wardrobes. Film, Fashion & Consumption, v. 12, n. 2, p. 139-150, 2023. DOI: 10.1386/ffc_00058_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/ffc_00058_1. Acesso em: 01 mar. 2025.
MASCIO, Antonella. Streaming Audiences: deconstruction of fashion gender stereotypes through the imitation of TV series outfits. In: HILL, A.; LUNT, P. (eds.). The Routledge Companion to Media Audiences. London: Routledge, 2025. p. 245-257.
MELO E SOUZA, Gilda. O espírito das roupas: a moda do século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MENDES, Gigliola. Uma análise da série Coisa Mais Linda: limites e potencialidades da representação contemporânea da vida das mulheres negras e faveladas. In: OLIVEIRA, F. A. G.; TAKAZAKI, S. S. (coords.). El género en la comunicación: relaciones y representatividad. Zaragoza: Ediciones Egregius, 2020. p. 143-165.
MITTELL, Jason. Narrative complexity in contemporary American television. The Velvet Light Trap, v. 58, n. 1, p. 29-40, 2006. DOI: 10.1353/vlt.2006.0032. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/204769. Acesso em: 01 mar. 2025.
MITTELL, Jason. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York: New York University Press, 2015.
NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Filmcraft: costume design. Lewes: Ilex Press, 2012.
NADOOLMAN LANDIS, Deborah. Character and costume in cinema: The Hollywood Costume exhibition. Studies in Costume & Performance, v. 3, n. 1, p. 91-96, 2018. DOI: 10.1386/scp.3.1.91_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/scp.3.1.91_1. Acesso em: 02 mar. 2025.
NEWMAN, Michael Z. From beats to arcs: toward a poetics of television narrative. The Velvet Light Trap, v. 58, n. 1, p. 16-28, 2006. DOI: 10.1353/vlt.2006.0033. Disponível em: https://muse-jhu-edu.translate.goog/pub/15/article/204770. Acesso em: 02 mar. 2025.
PEARSON, Roberta. Anatomising Gilbert Grisson: the structure and function of the televisual character. In: ALLEN, M. (ed.). Reading CSI: Crime TV under the Microscope. New York: I.B. Tauris & Co, 2007. p. 39-56.
PENNER, Tomaz Affonso; LOPES JUNIOR, Claudinei. Identidades LGBTQIAP+ em Coisa Mais Linda sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Esferas, v. 1, n. 27, 2023. DOI: 10.31501/esf.v1i27.14384. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14384. Acesso em: 10 mar. 2025.
ROCHA, Simone Maria; ARANTES, Livia; SILVA, Marcos. Storytelling deviations and attention disputes in Brazilian Netflix originals. Series: International Journal of TV Serial Narratives, v. 7, n. 2, p. 39-48, 2021. DOI: 10.6092/issn.2421-454X/13247. Disponível em: https://series.unibo.it/article/view/13247. Acesso em: 01 mar. 2025.
ROCHA, Simone Maria; ARANTES, Livia Maia Caldeira. Girls from Ipanema and Netflix’s Deviations from Brazilian Serial Storytelling Norms. In: LOTZ, A. D.; LOBATO, R. (eds.). Streaming Video: Storytelling Across Borders. New York: New York University Press, 2023. p. 127-140.
SCHER, Crislaine A. de L.; DYLBAS, Paula Maria L.; FIUZA, Adriana A. de F. Representações da violência contra mulheres na narrativa seriada Coisa Mais Linda (2019). PragMATIZES: Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 13, n. 24, p. 123-148, 2023. DOI: 10.22409/pragmatizes.v13i24.55421. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/55421. Acesso em: 02 mar. 2025.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. Curitiba: UTFPR Editora, 2015.
SMITH, Murray. Engaging characters: fiction, emotion, and the cinema. New York: Oxford University Press, 2004.
SMITH, Murray. Engaging Characters: Further Reflections. In: EDER, J.; JANNIDIS, F.; SCHNEIDER, R. (eds.). Characters in Fictional Worlds: Understanding Imaginary Beings in Literature, Film and Other Media. Berlin: Walter de Gruyter GmbH & Co, 2010. p. 232-258.
STUTESMAN, Drake. Costume design, or, what is fashion in film? In: MUNICH, A. (ed.). Fashion in Film. Bloomington: Indiana University Press, 2011. p. 17-39.
TOYLAN, Gamze. Behind the Scenes: costume design for television - There are many things you don't know about The League of Gentlemen. VIEW: Journal of European Television History and Culture, v. 2, n. 4, p. 15-26, 2013. DOI: 10.18146/2213-0969.2013.jethc041. Disponível em: https://viewjournal.eu/articles/10.18146/2213-0969.2013.jethc041. Acesso em: 10 mar. 2025.
TOYLAN, Gamze. Subversion and reiteration of gender norms in television comedy through costume and performance: A study on The League of Gentlemen. Studies in Costume & Performance, v. 3, n. 1, p. 23–42, 2018. DOI: 10.1386/scp.3.1.23_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/scp.3.1.23_1. Acesso em: 02 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudinei Lopes Junior, Lais Mader Cremonese, Sarah Suyama Aniceto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.