Avaliando a diplomacia científica brasileira
o que os estudantes internacionais pensam do Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2022v10n4p41-54Palavras-chave:
Diplomacia científica, PEC-PG, PEC-G, Brasil, BolsasResumo
A maioria dos programas de bolsas estudantis vêm de países desenvolvidos. No entanto, mais recentemente, a literatura tem analisado programas internacionais de bolsas em países em desenvolvimento, como é o caso do PEC-PG e do PEC-G do Brasil. Neste artigo, pretendemos responder a uma questão simples, mas importante: como o PEC-PG e o PEC-G têm afetado a percepção de estudantes e pesquisadores internacionais sobre o Brasil? Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é verificar o impacto do PEC-PG e do PEC-G (variável independente) na percepção de estudantes estrangeiros (variável dependente). Realizamos uma pesquisa enviando um convite, por e-mail, para 65.493 alunos e professores por meio da plataforma SurveyMonkey. Nosso objetivo é contribuir com a literatura medindo a eficácia desses programas na promoção da imagem do Brasil no exterior. Levando em consideração que os PECs são um programa brasileiro consistente que remonta à década de 1960, esperávamos encontrar opiniões positivas dos estudantes internacionais sobre o Brasil. Opiniões positivas dos alunos e pesquisadores seriam o resultado esperado de uma política de diplomacia científica bem-sucedida. Consideramos que os programas internacionais de bolsas são ferramentas da diplomacia científica, ou seja, formas de exercer o poder por meio da influência na percepção. Nossos resultados, no entanto, mostraram que a maioria dos entrevistados tem uma imagem negativa do Brasil.
Downloads
Referências
BÖHMER, S.; VON INS, M. Different—not just by label: research-oriented academic careers in Germany. Research Evaluation, v. 18, n. 3, p. 177–184, 2009.
CANDEAS, A. W. Relações Brasil-Argentina: uma análise dos avanços e recuos. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 48, n. 1, p. 178–213, jun. 2005.
CORTÉS DIAZ, P. Análisis de la cooperación sur sur en materia educativa durante el gobierno de Luiz Ignacio Lula Dasilva como estrategia de poder blando de la política exterior brasileña en la región sudamericana. Estudio de caso: Programa PEC PG 2006-2011. bachelorThesis—[s.l.] Universidad del Rosario, 10 set. 2013.
DOMINGUES, A. A. Breves respostas às grandes perguntas: ciência, tecnologia e relações internacionais. Doutorado em Ciência Política—São Paulo: Universidade de São Paulo, 4 dez. 2019.
FERREIRA, G. G. C.; OLIVEIRA, A. J. N. S. DE. Da Diplomacia da Ciência à Diplomacia da Educação: o caso brasileiro. Conjuntura Austral, v. 11, n. 54, p. 90–104, 24 jun. 2020.
GOLDSMITH, S. S.; PRESLEY, J. B.; COOLEY, E. A. National Science Foundation Graduate Research Fellowship Program: Final Evaluation Report: Contracting Officer’s Technical Representative. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.nsf.gov/pubs/2002/nsf02080/nsf02080.pdf>. Acesso em: 6 set. 2016.
IGLECIAS, W. As relações Brasil-Venezuela e o empresariado nacional (2002-2012). Carta Internacional, v. 8, n. 1, p. 151–164, 5 jun. 2013.
IGLESIAS PUENTE, C. A. A cooperação técnica horizontal brasileira como instrumento da política externa: a evolução da cooperação técnica com países em desenvolvimento, CTPD, no período 1995-2005. Brasília: FUNAG, 2010.
JACOB, B. A.; LEFGREN, L. The Impact of NIH Postdoctoral Training Grants on Scientific Productivity. Research policy, v. 40, n. 6, p. 864–874, jul. 2011.
MAWER, M. A study of research methodology used in evaluations of international scholarship schemes for higher education: Association of Commonwealth Universities. London: [s.n.]. Disponível em: <cscuk.dfid.gov.uk/wp-content/uploads/2014/06/evaluation-research-methodology-study.pdf>. Acesso em: 18 maio. 2016.
STATCOM ESTADÍSTICOS CONSULTORES. Evaluación En Profundidad Programas De Becas De Postgrado: Informe Final: Chile: Ministerio De Educación Ministerio De R.R.E.E. Ministerio De Planificación. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.dipres.gob.cl/595/articles-141075_informe_final.pdf>. Acesso em: 6 set. 2016.
TRILOKEKAR, R. D. International Education as Soft Power? The Contributions and Challenges of Canadian Foreign Policy to the Internationalization of Higher Education. Higher Education: The International Journal of Higher Education and Educational Planning, v. 59, n. 2, p. 131–147, fev. 2010.
TUREKIAN, V.; LORD, K. The Science of Diplomacy. Foreign Policy, v. 5, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).