Construção didática da variação linguística através da abordagem de um romance em turma do ciclo 3
Keywords:
Leitura, Escritura, Literatura juvenil, Representações da língua, Variação lingüística.Abstract
Este artigo trata da exploração pedagógica de um romance em uma turma de ciclo 3,1 visando questionar as representações da língua, de suas normas a suas variações. Seu objeto se situa na dupla necessidade de fundamentar a reflexão didática na relação identitária do locutor com sua língua e de romper com uma visão da escrita como o lugar de uma língua imóvel em sua unicidade. Ao longo das aulas, as crianças deixam de apreender a variação como desvio, pois começam a perceber a língua representada em toda sua heterogeneidade. O artigo defende a idéia de que essa evolução das representações é um elemento motor para a aprendizagem.
Downloads
References
BARRÉ DE MINIAC C. (Dir.). Vers une didactique de l’écriture: pour une approche pluridisciplinaire. Paris/Bruxelles: I.N.R.P./De Boeck, 1996.
GADET, F.; PECHEUX, M. La langue introuvable. Paris: Maspero, 1981.
GROSSMANN, F. La mise en texte de la théorie grammaticale dans les manuels de grammaire du primaire et du secondaire. Repères, Paris: I.N.R.P., n. 14, p. 57-82, 1996.
MOURLEVAT, J. C. L’enfant océan. Paris: Pocket Jeunesse, 1999.
VARGAS, C. Éléments pour une didactique de la variation langagère. Repères, Paris: I.N.R.P., p. 76, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.