Construção didática da variação linguística através da abordagem de um romance em turma do ciclo 3
Mots-clés :
Leitura, Escritura, Literatura juvenil, Representações da língua, Variação lingüística.Résumé
Este artigo trata da exploração pedagógica de um romance em uma turma de ciclo 3,1 visando questionar as representações da língua, de suas normas a suas variações. Seu objeto se situa na dupla necessidade de fundamentar a reflexão didática na relação identitária do locutor com sua língua e de romper com uma visão da escrita como o lugar de uma língua imóvel em sua unicidade. Ao longo das aulas, as crianças deixam de apreender a variação como desvio, pois começam a perceber a língua representada em toda sua heterogeneidade. O artigo defende a idéia de que essa evolução das representações é um elemento motor para a aprendizagem.
Téléchargements
Références
BARRÉ DE MINIAC C. (Dir.). Vers une didactique de l’écriture: pour une approche pluridisciplinaire. Paris/Bruxelles: I.N.R.P./De Boeck, 1996.
GADET, F.; PECHEUX, M. La langue introuvable. Paris: Maspero, 1981.
GROSSMANN, F. La mise en texte de la théorie grammaticale dans les manuels de grammaire du primaire et du secondaire. Repères, Paris: I.N.R.P., n. 14, p. 57-82, 1996.
MOURLEVAT, J. C. L’enfant océan. Paris: Pocket Jeunesse, 1999.
VARGAS, C. Éléments pour une didactique de la variation langagère. Repères, Paris: I.N.R.P., p. 76, 1988.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.