Letramento e identidade: questões em estudo
Mots-clés :
Letramento e Identidade.Résumé
Neste número da Scripta, a discussão dos estudos aqui reunidos gira em torno da temática letramento e identidade, questão que vem atraindo atenção de inúmeros pesquisadores das Ciências Sociais e Ciências Humanas. Esse traço deixa-se refletir na proposta deste número, ao aportar estudos, advindos de diferentes áreas científicas como Antropologia, Educação, Linguística Aplicada, Linguística, Psicologia Social, entre outras, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, que, num exercício dialógico, pautado por abordagens teórico-metodológicas distintas, põem à mostra a complexidade desses objetos e ilustram as diferentes lentes para abordá-los.Téléchargements
Références
BARTON, D., HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
BARTLETT, L. Identity work and cultural artifacts in literacy learning and use: A sociocultural analysis. Language & Education Vol. 19: No 1, 2005.
BUNZEN, Cl. Apresentação. In: STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno, São Paulo: Parábola Editorial. 2014.
FINA, A. Discourse and Identity. In: VAN DIJK, Teun A (Org.). Discourse Studies: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd, 2006.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: The Falmer Press, 1996.
HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2004.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
IVANIČ, R. Writing and Identity:The discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1998.
KLEIMAN, A. B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno, São Paulo: Parábola Editorial. 2014.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Editora Voz.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.