Livro e multimodalidade:
concepções em trânsito na obra de Gunther Kress
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p158-172Resumo
A concepção de livro não está dada, e as abordagens para seu estudo podem se alinhar ao que vem sendo chamado de multimodalidade, em especial à luz dos trabalhos de Gunther Kress, na conciliação entre tecnologias analógicas e digitais. Aqui fazemos uma reflexão atenta à obra Literacy in the new media age, sobre aspectos ainda pouco discutidos no Brasil. A intenção é iluminar e ampliar proposições que Kress (2003) sugeriu como questões para a leitura e o livro no século XXI. Diante das possibilidades de materialização dos livros – para smartphones e e-readers, por exemplo –, destacamos o fato de as telas serem hoje fundamentais para o consumo de textos e discursos. O livro é abordado numa concepção plural, bibliodiversa, evitando fortemente as ideias de competição e exclusividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Elisa Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.