Livro e multimodalidade:

concepções em trânsito na obra de Gunther Kress

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p158-172

Resumo

A concepção de livro não está dada, e as abordagens para seu estudo podem se alinhar ao que vem sendo chamado de multimodalidade, em especial à luz dos trabalhos de Gunther Kress, na conciliação entre tecnologias analógicas e digitais. Aqui fazemos uma reflexão atenta à obra Literacy in the new media age, sobre aspectos ainda pouco discutidos no Brasil. A intenção é iluminar e ampliar proposições que Kress (2003) sugeriu como questões para a leitura e o livro no século XXI. Diante das possibilidades de materialização dos livros – para smartphones e e-readers, por exemplo –, destacamos o fato de as telas serem hoje fundamentais para o consumo de textos e discursos. O livro é abordado numa concepção plural, bibliodiversa, evitando fortemente as ideias de competição e exclusividade.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

RIBEIRO , Ana Elisa. Livro e multimodalidade:: concepções em trânsito na obra de Gunther Kress. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 158–172, 2022. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p158-172. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29477. Acesso em: 20 ago. 2025.