O Efeito Fabril que o Newsmaking não vê: o que dizem outras áreas do conhecimento sobre os constrangimentos sofridos por jornalistas na Fábrica de Notícias // The Fabril Effect that the Newsmaking does not see: what other areas of knowledge...
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p160Palavras-chave:
Jornalista, trabalho, newsmakingResumo
A notícia faz parte de uma construção social da realidade. Trata-se de um bem capital, fabricável. Existe um mercado noticioso que produz notícias e as comercializada. Se a empresa jornalística pode ser comparada a uma Fábrica de Notícias, com linha de montagem de produção de notícias (Newsmaking), o jornalista seria o operário desse negócio. Em Teorias da Comunicação, estuda-se muito os constragimentos, gratificações e penalidades do trabalho e do sistema organizacional no qual o jornalista está inserido. Mas tal arcabouço teórico não consegue vislumbrar, em termos práticos, situações de doenças, estresse e outros males ao indivíduo. O artigo visa compilar estudos da Psicologia Social, Ciência da Informação e da Comunicação que relatem sobre o sofrimento dos jornalistas neste contexto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Robson Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.