O Efeito Fabril que o Newsmaking não vê: o que dizem outras áreas do conhecimento sobre os constrangimentos sofridos por jornalistas na Fábrica de Notícias // The Fabril Effect that the Newsmaking does not see: what other areas of knowledge...

Autores

  • Robson Dias UnB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p160

Palavras-chave:

Jornalista, trabalho, newsmaking

Resumo

A notícia faz parte de uma construção social da realidade. Trata-se de um bem capital, fabricável. Existe um mercado noticioso que produz notícias e as comercializada. Se a empresa jornalística pode ser comparada a uma Fábrica de Notícias, com linha de montagem de produção de notícias (Newsmaking), o jornalista seria o operário desse negócio. Em Teorias da Comunicação, estuda-se muito os constragimentos, gratificações e penalidades do trabalho e do sistema organizacional no qual o jornalista está inserido. Mas tal arcabouço teórico não consegue vislumbrar, em termos práticos, situações de doenças, estresse e outros males ao indivíduo. O artigo visa compilar estudos da Psicologia Social, Ciência da Informação e da Comunicação que relatem sobre o sofrimento dos jornalistas neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Dias, UnB

Doutorando em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da
Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB).

Downloads

Publicado

27-11-2012

Como Citar

DIAS, Robson. O Efeito Fabril que o Newsmaking não vê: o que dizem outras áreas do conhecimento sobre os constrangimentos sofridos por jornalistas na Fábrica de Notícias // The Fabril Effect that the Newsmaking does not see: what other areas of knowledge... Dispositiva, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 160, 2012. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p160. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/P.2237-9967.2012v1n2p160. Acesso em: 20 ago. 2025.