Explorando as representações do texto escrito
Palabras clave:
Produção de textos em sala de aula, representações do texto escrito,Resumen
Com base em textos produzidos em situação escolar, o presente trabalho reflete sobre a concepção de texto que circula na escola e por ela é difundida, o que resulta, certamente, das condições de produção vivenciadas na sala de aula. Propõe-se, ainda, que essa concepção seja compreendida tanto através da relação que estabelece com abordagens desse objeto em estudos da linguagem como no que se refere à prática de produção de textos que se efetiva fora da sala de aula.Descargas
Citas
ASSIS, Juliana Alves & SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Relatório das Atividades do Projeto "Produção de conhecimento/Condições de produção e recepção de textos". Belo Horizonte: PUC Minas, 2000. (Mimeogr.)
ASSIS, Juliana Alves; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Explorando as representações do texto escrito (ou: de grão em grão nem sempre se enche o papo). CONGRESSO DE LEITURA, 11 , 1997, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 1997. p. 215-216.
BAKHTIN, Mikhail (1 979). Estética da criação verbal. 2. ed. Trad. do fr. Maria Emantina Galvão G . Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino; exercícios de militânica e divulgação. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras/ALB, 1996. cap. 8: Ensino de gramática x reflexão sobre a língua, p. 129- 136.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:
KLEIMAN , Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
KOCH , Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 239-266.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Recife: UFPE, 1995. (Mimeogr.)
OLSON, David R. Writing: the divorce of the author from the text. In: KROLL, B. M., VAN N , R. J. (Org.). Exploring speaking-writing relationships. Urbana: National Council of Teachers of English, 1981.
ONG, Walter J. Orality and literacy. the technologizing of the word. Londres: Meuthen, 1982.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.