From the shared precary to the reorganization of the sensible
Dissenses in Brazilian soccer's documentaries
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n23p150-166Keywords:
Futebol, Documentários, Dissenso, SensívelAbstract
Este artigo promove uma análise comparativa de três documentários brasileiros: Subterrâneos do futebol (Maurice Capovilla, 1965), Fora de campo (Adirley Queirós, 2009) e Bola na trave: o futebol feminino no Brasil (Bianca Vendramini, Giovana Duarte, Marina Bufon, Nicole Kloeble, 2020), a fim de entender como as relações entre estética/política, experiência e performance são responsáveis pela criação de uma cena dissensual (RANCIÈRE, 1996; MARQUES, 2013) ao expor as relações de poderes e o estabelecimento do desentendimento (RANCIÈRE, 1996) entre os sujeitos que compõem uma determinada comunidade. Ao fim, sistematiza um conjunto de aproximações e distanciamentos entre os três documentários e suas respectivas formas de fazer reorganizar a partilha do sensível.
Palavras-chave: Futebol; documentários; dissenso; sensível.
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