ESTUDANDO O SAMBA: crítica musical e o estético-político no disco de Tom Zé
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p108-122Resumo
Esse artigo se ocupa do estudo quanto ao regime estético conformado em torno do disco Estudando o Samba do músico baiano Tom Zé. Para tanto, apresenta um panorama descritivo do contexto de emergência e horizonte de expectativa social estabelecidos no ano de lançamento da obra (1976), propondo observar a historicidade e a circulação social da experiência estética com a obra a partir da análise dos comentários críticos redigidos nos jornais e revistas especializados em música. Visa questionar quais os valores chamados em causa na experiência com o álbum e quais as disputas sensíveis se apresentam nos argumentos críticos, a partir do conceito de partilha do sensível de Jacques Rancière.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Larissa Caldeira Gaspar Padre, Jorge Cardoso Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.