Pesquisa de audiências no YouTube: um estudo com base nas métricas do canal de Felipe Neto
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p134-154Resumo
Este trabalho investiga como se constituem as audiências do canal de Felipe Neto no YouTube de acordo com as métricas de visualização, gostei (likes), não gostei (dislikes) e comentários, acumuladas em oito anos do canal (2010-2018). O método de coleta recorre às ferramentas digitais disponibilizadas pela Digital Methods Iniciative (DMI), o tratamento dos dados é feito por meio de tabelas em Excel, e a visualização conta com o auxílio do Tableau Public. Analisamos a relação entre as métricas e a correspondência de usuários que comentaram nos três vídeos com mais acúmulo de métricas do canal de Neto no período pesquisado. A investigação demonstra que cada vídeo configura audiências próprias, de maneira fragmentada, ampliando e problematizando suas ações diversas de engajamento.
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Copyright (c) 2020 Tiago Barcelos Pereira Salgado, Juliana Lopes de Almeida Souza

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