Quando a peregrinação se torna produto midiático

narrativa, experiência e midiatização no Caminho de Santiago

Autores

  • Marco Túlio de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais, Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Ana Paula da Rosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p196-215

Resumo

Séculos atrás, peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela eram desprovidos do contato com o lar por longos períodos enquanto estavam na rota. O relato da experiência era compartilhado com familiares e amigos apenas no retorno. A partir do século XX, telefones fixos, computadores conectados à internet e celulares reduziram o tempo necessário para compartilhamento dessa experiência com o mundo externo. Ao analisar narrativas de peregrinação publicadas na internet (Facebook, blogs), a pesquisa infere que a experiência íntima dos peregrinos converteu-se em produto midiático que, quando em circulação midiática, interfere tanto na construção da narrativa quanto no modo de vivenciar a experiência no Caminho.

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Publicado

04-04-2023

Como Citar

SOUSA, Marco Túlio de; ROSA, Ana Paula da. Quando a peregrinação se torna produto midiático: narrativa, experiência e midiatização no Caminho de Santiago . Dispositiva, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 196–215, 2023. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p196-215. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29470. Acesso em: 5 out. 2025.