A narrativa na linguagem do videoclipe
narratividade pop, persona musical e a dimensão dramatúrgica das audiovisualidades musicais em rede
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35395Palavras-chave:
Audiovisual, videoclipe, performance, música, narrativaResumo
O artigo investiga as transformações estéticas que a linguagem do videoclipe atravessa no contexto das plataformas, tomando como ponto de partida as convenções estabelecidas durante seu período televisivo. A hipótese central do trabalho destaca as audiovisualidades musicais em rede como fios condutores visuais que estruturam um específico modo narrativo vinculado tanto à linguagem do videoclipe quanto à noção de persona musical. Para isso, a pesquisa articula conceitos de narrativa, performance e transmidialidade, analisando como a presença da persona musical modela os eventos encenados e narrados em suas audiovisualidades. Metodologicamente, a abordagem combina a análise audiovisual e a observação de discursos que gravitam em torno da performance de Beyoncé.
Downloads
Referências
AHONEN, L. Mediated music makers. Constructing author images in popular music. Dissertação. Faculty of Arts at the University of Helsinki. Finnish Society for Ethnomusicology Publ. 16, 2007.
AUSLANDER, P. Liveness: Performance in a mediatized culture. Nova Iorque: Routledge, 2008. DOI: 10.4324/9780203938133.
AUSLANDER, P. On the Concept of Persona in Performance. Kunstlicht, Vol. 36, n. 3, 2015.
BORDWELL, D. Principles of narration. In: SIMPSON, P. et al. Film theory: critical concepts in media and cultural studies. London: Routledge, v. 2, 2004. p. 245-267.
BORDWELL, D. Part One: Some theories of narration. In: Narration in the Fiction Film. The University of Wisconsin Press, 1985.
BREMBILLA, P. Transmedia Music: The values of music as a transmedia asset. In: FREEMAN, M.; RAMPASSO GAMBARATO, R. (eds). The Routledge Companion to Transmedia Studies. New York: Routledge, 2019. p. 82-89. DOI: 10.4324/9781351054904-9.
BURNS, L. Multimodal Analysis of Popular Music Video: Genre, Discourse, and Narrative in Steven Wilson’s “Drive Home”. In: RODRIGUEZ, C. X. Coming of Age: Teaching and Learning Popular Music in Academia. MI: Michigan Publishing, 2017. DOI: 10.3998/mpub.9470277.
BURNS, L.; HAWKINS, S. (eds). The Bloomsbury Handbook of Popular Music Video Analysis. Bloomsbury Publishing Inc., 2019. DOI: 10.1017/S0261143021000180.
CHATMAN, S. Story and Discourse: Narrative Structure in Fiction and Film. Ithaca & London: Cornell University Press, 1978/1980. E-book 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781501741616.
CURRIE, G. Narrative and Narrators: a philosophy of stories. Oxford University Press, 2010. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780199282609.001.0001.
DALLA VECCHIA, L. A linguagem do videoclipe e sua transformação no contexto contemporâneo: persona musical, narratividade pop e audiovisualidades musicais em rede. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/36228.
DALLA VECCHIA, L. The Carters: performances, roteiros e dramas de um casal em crise. In: SOARES, T.; LINS, M.; MANGABEIRA, A. (eds.). Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. Selo UFMG, 2021.
EDMOND, M. Here We Go Again: Music Videos after YouTube. Television & New Media, v. 15, n. 4, p. 305-320, 2014. DOI: 10.1177/1527476412465901.
FLUDERNIK, M. An Introduction to Narratology. Nova Iorque: Routledge, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203882887.
FLUDERNIK, M.; RYAN, M.-L. Narrative Factuality: A Handbook. De Gruyter, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110486278-001.
FRITH, S.; GOODWIN, A.; GROSSBERG, L. et al. Sound and Vision: The Music Video Reader. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1993. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203993569.
GENETTE, G. Narrative Discourse: An Essay in Method. Ithaca: Cornell University Press, 1980.
GERSTNER, D. A. The Practices of Authorship. In: GERSTNER, D. A.; STAIGER, J. (eds). Authorship and Film. Routledge: Taylor & Francis Group, 2002.
GOODWIN, A. Dancing in the Distraction Factory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.
GUTMANN, J. F. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2021.
GUTMANN, J.; DALLA VECCHIA, L. Lives Musicais em Performance: mise-en-scène e encenações audiovisuais do “ao vivo” em Billie Eilish. Revista Eco-Pós, v. 25, n.1, p. 274-300, 2022. DOI: https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27855.
HARISSON, C. The Visual Album as a Hybrid Art-Form: A Case Study of Traditional, Personal and Allusive Narratives in Beyoncé. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) – Lund University, Lund, 2014.
HOLZBACH, A. D. A invenção do videoclipe: a história por trás da consolidação de um gênero audiovisual. Curitiba: Appris, 2016.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KORSGAARD, M. Music video after MTV: Audiovisual studies, new media, and popular music. Routledge Press, 2017. DOI: 10.4324/9781315617565.
KORSGAARD, M. Changing Dynamics and Diversity in Music Video Production and Distribution. In: BURNS, L.; HAWKINS, S. The Bloomsbury Handbook of Popular Music Video Analysis. Bloomsbury Academy, 2019.
MARSHALL, D. P.; MOORE, C.; BARBOUR, K. Persona studies: an introduction. Wiley Blackwell, 2020.
MARSHALL, D.; BARBOUR, K. Persona as method: exploring celebrity and the public self through persona studies. Celebrity Studies, v. 6, n. 3, p. 1-18, jul. 2015.
METZ, C. Film language: a semiotics of the cinema. Chicago: The University of Chicago Press, 1974.
MUANIS, F. A Imagem-Ritmo e o Videoclipe no Audiovisual. Revista Galáxia, n. 24, p. 64-76, dez. 2012.
PEREIRA DE SÁ, S. Música Pop-Periférica Brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Curitiba: Appris, 2021.
PEREIRA DE SÁ, S.; DALLA VECCHIA, L. O álbum visual Kisses e a construção da star persona de Anitta. In: PEREIRA DE SÁ, S.; AMARAL, A.; JANOTTI, J. Territórios afetivos da Imagem e do Som. Belo Horizonte: Selo Editorial UFMG, 2021.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJK, J. Plataformização. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, v. 22, n.1, jan./abr. 2020. DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.
SCHECHNER, R. What is a Performance? In: Performance Studies: an Introduction. New York & Londres: Routledge, p. 28-51, 2006.
SEDEÑO-VALDELLÓS, A. El álbum visual como proyecto transmedia: Videoclip y experiencia transmedia en la música popular. Journal of Sound, Silence, Image and Technology, n. 2, p. 104-115, dez. 2019.
SOARES, T. A Estética do Videoclipe. João Pessoa: Ed. UFPB, 2013.
SOARES, T.; POLIVANOV, B.; AMARAL, A. Disputas sobre Performance nos Estudos de Comunicação: Desafios Teóricos, Derivas Metodológicas. Intercom - RBCC, v. 41, n. 1, p. 63-79, jan./abr. 2018.
STRAW, W. In Memorian: the music CD and its end. Design and Culture Magazine, v. 1, n. 1, p. 79-92, 2009.
TAYLOR, D. O Arquivo e o Repertório: Performance e Memória Cultural nas Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
VERNALLIS, C. Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context. Columbia: Columbia University Press, 2004.
VERNALLIS, C. Strange people, weird objects: the nature of narrativity, character, and editing in music videos. In: BEEBE, R.; MIDDLETON, J. (orgs.). Medium Cool: music video from soundies to cellphones. Duke University Press, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Leonam Dalla Vecchia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.